A advocacia tem passado por muitas modificações ao longo do tempo. Antes considerada como atividade puramente intelectual, sem nenhum traço empreendedor, hoje é vista como uma estrutura profissional de prestação de serviços jurídicos.
Como mercado jurídico bastante competitivo, com mais de 1.136.706 advogados inscritos na Ordem, e os constantes avanços na tecnologia, como o processo eletrônico, inteligência artificial e o advogado robô, é crucial que haja uma transformação na postura e forma de trabalho.
Para manter a competitividade e conseguir destacar-se neste mercado tão dinâmico, conseguindo os melhores clientes, é preciso não apenas conhecimento técnico, inerentes à profissão, mas também desenvolver habilidades empreendedoras e conhecimentos sobre administração.
Investir em ferramentas de gestão no dia a dia do escritório, como um bom planejamento estratégico, desenhar os fluxos e procedimentos de trabalho, cuidar nos procedimentos de segurança da informação, medir os índices de desempenho e de qualidade e investir em tecnologia são algumas das estratégias importantes para a administração do seu escritório.
Todas essas ferramentas contribuem para o alcance de resultado e aumento da lucratividade, porém, é essencial que se invista em pessoas, como ativos intangíveis, são fundamentais para qualquer organização, afinal não se faz uma empresa sem um time.
A gestão de pessoas não é apenas uma parte da empresa é o coração da empresa, sem o capital humano nada pode ser produzido. Porém, para que essa gestão seja realmente eficaz é preciso observar todas as etapas do procedimento.
A estratégia inicia-se no processo de recrutamento e seleção do novo colaborador. É através desse processo que é selecionada a mão de obra mais adequada e alinhada com a cultura organizacional aumentando a competitividade no mercado.
Se realizado corretamente, o processo aumenta as chances de integração dos novos colaboradores, diminui o turnover e os custos operacionais da demissão. Não muito raro encontrarmos na advocacia um processo sem muitos critérios na seleção, muitas vezes para preencher uma vaga às pressas, sem nenhum planejamento. A falta de critérios e procedimentos adequados é a maior causa de contratação equivocada, e pode gerar não só perdas financeiras, como tempo e clientes.
O próximo passo, após escolhido o novo profissional, é integrá-lo dentro do ambiente corporativo. O processo de integração é muito relevante pois vai garantir que o novo colaborador se sinta realmente parte da equipe. Nesta oportunidade deverá apresentar ao profissional as normas e regulamentos internos, políticas e regras gerais, o organograma e os manuais de procedimento do escritório, tomando ciência da leitura e esclarecendo eventuais dúvidas.
Outra estratégia essencial e indispensável na gestão de pessoas, é o treinamento e desenvolvimento do profissional. Para os novos colaboradores o objetivo é adaptação a rotina da empresa e construção de relações interpessoais importantes para o funcionamento das atividades corporativas. Para os colaboradores antigos, o foco está no aperfeiçoamento e desempenho profissional. Essa etapa deve ser contínua, pois, aumenta a eficácia dos objetivos trazendo inúmeros benefícios para todos os envolvidos.
Alinhar a gestão do capital humano, que inicia com o processo de recrutamento e seleção, com as estratégias da empresa, resulta em um importante diferencial competitivo da empresa, capaz de aumentar a eficiência e desempenho organizacional e impulsionar o escritório no competitivo mercado jurídico.
Ana Paula Rodrigues Alves, advogada, consultora em gestão jurídica, analista de perfil comportamental pelo IBC. Fundadora e membro consultivo da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/Londrina.
Ana Paula Rodrigues Alves